sexta-feira, 18 de março de 2011

FESTIVAL ELEMENTUS

SINTESE DO PROJETO:

O Projeto Festival Elementus utiliza-se da linguagem cultural do universo do Hip Hop, mais precisamente da música Rap, agregando outros estilos musicais inserido nas periferias, para promover, difundir e divulgar Grupos das mais diversas regiões da Cidade de São Paulo, que já desenvolvam ações ligadas diretamente à música e a cultura jovem urbana, e que tenha notoriedade nestas regiões. Consagrando e valorizando os trabalhos já apresentados anteriormente junto ao público dessas localidades.
Em conjunto com essas atividades, o Projeto Festival Elementus, produzirá ao termino do projeto a Mostra das Ruas, onde todos participantes do projeto iram encontra-se, para uma grande cerimônia de encerramento das atividades.
Projeto Festival Elementus, promove um espaço de troca de experiência, difusão de idéias e conhecimentos, integração e sociabilização entre grupos de Rap aliando conceitos básicos da Cultura Hip Hop e ainda agregando valores e identidades da cultura jovem urbana.
Produtos Finais:
 Mostra Cultural
 Quatros Eventos Itinerantes na Rede CEU Zona Sul
NÚCLEO FESTIVAL ELEMENTUS
O Núcleo Festival Elementus, é um coletivo constituído por produtores culturais, vídeo-makers, DJ´s (disk jockey), MC´s (mestre de cerimônia) e realizadores áudio-visual, que já há alguns anos vêm difundindo individualmente produções artísticas, educacionais e culturais por diversas datas e locais dentro e fora do Município de São Paulo, com foco de atuação em regiões com baixíssimos índices de desenvolvimento humano, alta vulnerabilidade e exclusão social que não disponham de espaços voltados para o lazer e cultura. O NÚCLEO FESTIVAL ELEMENTUS, é representado pelo Sr. Luiz Lobato, liderança comunitária, MC, DJ e Produtor Cultural, Micro Empreendedor Individual, ligada diretamente ações culturais em varias regiões da Cidade de São Paulo, atualmente é residente na Zona Leste da Cidade de São Paulo, porém sua região de atuação cultural continua sendo a Zona Sul de São Paulo, precisamente o bairro da Vila Joaniza, onde nasceu e mantém seus vínculos de amizades e familiares, é MC do Grupo de Hip Hop AFAVEL, atua a mais de 10 anos na cena do Hip Hop de São e Paulo e Brasil. Onde desenvolve em conjunto com comunidades e diversos grupos locais, ações sócios culturais voltadas aos jovens de baixa renda, rodeados de altíssimos índices de vulnerabilidade juvenil e exclusão social.

JUSTIFICATIVA
O Projeto Festival Elementus, promove, difundi e agita culturalmente a rede/cena do Hip Hop, fortalecendo ações de coletivos ligados diretamente à música RAP. Consagrando e valorizando os trabalhos já apresentados anteriormente junto ao público dessas localidades. As ações do projeto serão multiplicadas por toda Cidade de São Paulo, através de parcerias com Posses e demais agentes locais ativos ligados à Cultura Hip Hop.
Projeto Festival Elementus, consolida a associação de Grupos de Rap da Cidade de São Paulo através da integração, e sociabilização com propostas ações conjuntas e intercambio culturais. Com foco justamente na valorização e potencialização da Cultura Hip Hop, como agente de transformação social e ainda promover espaços de trocas de experiências, difusão de idéias e conhecimentos entre grupos de Rap, traçando uma linha de comum acordo dentre as pretensões do projeto, dos grupos envolvidos da musica Rap e da Cultura Hip Hop, tentando sanar parte do déficit público e privado em relação a eventos de Hip Hop na Cidade de São Paulo, cidade considerada a “Capital Brasileira do Hip Hop”, devido a seus diversos representantes, serem conhecidos mundialmente. Uma contrapartida evidente e extremamente importante ao Hip Hop Brasileiro.
A música RAP é pontuada por criatividade, auto - valorização, busca por conhecimento e inovações poéticas, tanto por letras inteligentes, quanto pela estruturação e a escolha da rimas, agregado a diversos ritmos e tendências musicais, contrariando de maneira bem simples e com extrema excelência toda falta de recursos públicos e privados que sempre estiveram presentes entre os grupos de RAP, salvando raras exceções de grupos já consolidados no mercado midiático que contam com apoio de grandes gravadoras, mantedoras de imensos recursos, aos quais facilitam a aquisição de sucesso e tão sonhando retorno.
Ainda contrariando estes pensamentos, alguns Grupos de RAP, seguem totalmente a margem desta indústria que sucateia e ao mesmo tempo massageia o ego. Tornando – se, verdadeiros alicerces do RAP nas localidades e ainda lideranças entre os jovens e comunidade, ultrapassando até mesmo seus próprios limites, é comum entre os Rappers/MCs, o trabalho e o estudo aliado às responsabilidades que cerca toda família. Sendo que esta responsabilidade é ainda mais enfatizada pelo simples fato de um jovem ou uma jovem ser cantor(a) ou compositor(a) de letras de RAP, pois a própria comunidade cobra um maior empenho em suas ações, pois afinal em muitas ocasiões, estes jovens são os representantes destas localidades mais diversas regiões do estado e até mesmo do país. Pois o intercambio sócio cultural, dentro do Hip Hop, sempre foi uma ferramenta de formação de conhecimento.
Para o Hip Hop hoje “ações de bases” nas comunidades são extramente necessária, pois o futuro de nossa Cultura esta cada vez mais nas nossas mãos, o RAP é sim o maior Ritmo ouvido na periferia, modas vem, vai, estilos e musicas são distorcidas pela grande mídia, afim de desacreditarem nossa capacidade de criação e principalmente de auto gestão. Encontramos isso no RAP, e na Cultura Hip Hop, independência.

OBJETIVOS GERAIS
O Projeto Festival Elementus tem como objetivo, realizar eventos de HIP HOP na cidade de São Paulo, propiciando aos jovens o contato direto com Grupos de RAP, de suas localidades. Valorizando e enfatizando ainda mais as relações locais dentre os grupos e o público.
Compreender e empreender e difundir alternativas para o desenvolvimento de ações culturais na Região de Santo Amaro, acrescentando valores ao desenvolvimento pessoal e coletivo de cada integrante ou participante e público do projeto.
Valorizar conceitos de união, identidade cultural, e a troca das diversas manifestações que atuem no campo da expressão do pensamento, da criação e da informação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O projeto busca através de eventos, mostras culturais, inserir a cultura HIP HOP E SEUS CONCEITOS BASICOS e ainda valorização dos grupos locais, evidenciando - os também como artista.
Incluir no calendário cultural da Cidade de São Paulo, eventos de Hip Hop, produzidos diretamente por produtores e artistas deste nicho de mercado.
Estimular dinâmicas culturais locais e fortalecimento artístico de todos os envolvidos com o projeto.
PRODUTOS FINAIS
• Eventos Itinerantes
Durante a realização do Projeto Festival Elementus, criaremos espaços itinerantes, com estrutura básica para realização de eventos de RAP.

• Mostra Cultural
Mostra Cultural Festival Elementus, que terá sua entrada gratuita, pois é um espaço de troca de conhecimento, cultura, lazer, entretenimento e sociabilização. A Mostra, será realizada em um equipamento público cultural de fácil acesso, possibilitando a participação e a presença dos jovens.
PLANO DE TRABALHO
METODOLOGIA
O projeto terá inicio a partir de uma reunião dos integrantes do projeto, integrantes de grupos e posses e demais parceiros, para elaborarmos o plano de divulgação e inscrições do projeto espaço físico e a estrutura adequadas para a realização dos eventos.
Para a realização dos eventos será necessário, fortalecimento de ações e contato local, possibilitando realmente pré – produção e produção adequada a demanda local de cada região.
Os eventos acontecem sempre aos domingos, a partir do terceiro mês do projeto, nas sedes das associações comunitárias, equipamentos públicos culturais da região e demais espaços adequadas para a realização de eventos culturais.
Durante todo o projeto estaremos buscando e firmando novos contatos e
parcerias para ampliarmos nossa rede de comunicação, divulgação e exibição.

ATIVIDADES
Objetivos Específicos Atividades
1. Criaremos espaços itinerantes, com estrutura básica para realização de eventos de RAP, desenvolvendo a criatividade musical dos jovens, troca de conhecimento, valorizando e difundindo suas ações.
2.Promover a discussão e a reflexão através da musicalidade e da ideologia positiva contida no rap.
3.Pretende promover a integração social entre os grupos, público e demais participantes, criando um espaço onde todos possam vivenciar a realização de um evento que valorize integralmente a Música RAP.




INDICATIVAS DE LOCAIS PARA REALIZAÇÃO DOS EVENTOS

1. CEU CAMINHO DO MAR OU ALVARENGA
2. CEU CASA BLANCA OU CAMPO LIMPO
3. CASA DE CULTURA PALHAÇO CAREQUINHA OU CEU VILA RUBI
4. CEU GUARAPIRANGA OU CEU PARELHEIROS

REFERENCIAS NA INTERNET

www.myspace.com/videovinil
www.myspace.com/luizlobato
www.aindavivoeemmovimento.blogspot.com
www.mercadohiphop.blogspot.com
www.myspace.com/mercadohiphop



Luiz Lobato - Integrante do Coletivo Posse 4 Élos e produtor cultural, periodicamente realiza ações culturais difundindo a Cultura Hip Hop por diversas regiões da cidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário